Você está visualizando atualmente VEREADOR OLIVEIRA LIMA RECEBE EM SEU GABINETE A FAMÍLIA DO NELSON DA RABECA E CRIA UMA COMENDA EM HOMENAGEM AO ARTISTA.
Foto: Darlan Andrade

VEREADOR OLIVEIRA LIMA RECEBE EM SEU GABINETE A FAMÍLIA DO NELSON DA RABECA E CRIA UMA COMENDA EM HOMENAGEM AO ARTISTA.

O VEREADOR OLIVEIRA LIMA, NA MANHÃ DE TERÇA (15), RECEBEU EM SEU GABINETE A FAMÍLIA DO SAUDOSO NELSON DA RABECA. GENRO, FILHOS E ESPOSA, ESTIVERAM PRESENTE, ONDE RELATARAM UM POUCO DA HISTÓRIA DO GRANDE ARTISTA.

NELSON DA RABECA NASCEU EM 1929 NO MUNICÍPIO DE JOAQUIM GOMES, LOCALIZADO NA ZONA DA MATA DE ALAGOAS. O RABEQUISTA, ACORDEONISTA, COMPOSITOR E LUTHIER ALAGOANO NELSON DA RABECA TRABALHOU DESDE CEDO NO CORTE DE CANA-DE-AÇÚCAR, ATÉ QUE, AOS 54 ANOS, CONSTRUIU E APRENDEU A TOCAR RABECA SOZINHO, APÓS VER UM VIOLINO NUM PROGRAMA DE TV. COM MAIS DE SEIS MIL RABECAS CONSTRUÍDAS E QUATRO ÁLBUNS NA BAGAGEM. COMEÇOU A CONSTRUIR RABECAS NA DÉCADA DE 1970, ALCANÇANDO RENOMADA ORIGINALIZADA DE E PERFEIÇÃO NO OFÍCIO QUE APRENDEU SOZINHO, SEGUINDO UM PROCESSO DE EXPERIMENTAÇÃO, ATÉ CHEGAR A UM RESULTADO QUE LHE SATISFIZESSE. PARA SEU TRABALHO, PESQUISA MADEIRAS DIFERENTES, OBJETIVANDO A BELEZA E O RESULTADO SONORO DO INSTRUMENTO.

NELSON FALECEU EM 2022, AOS 81 ANOS, MAS DEIXOU UM GRANDE LEGADO QUE JAMAIS SERÁ ESQUECIDO. SUA HISTÓRIA, SUA FORÇA, HUMILDADE E ALEGRIA, SERÃO MEMÓRIAS INCRÍVEIS QUE SERÃO GUARDADAS COM MUITO CARINHO POR TODOS QUE O ESTIMAVAM.

FOI CRIADA TAMBÉM UMA COMENDA EM HOMENAGEM AO ARTISTA, DE AUTORIA DO VEREADOR, TRAMITADA NA CASA MÁRIO GUIMARÃES, HONRARIA ESSA QUE PASSARÁ POR MUITAS GERAÇÕES, CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DO MÉRITO, ESTIMULANDO A EXCELÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO NO MEIO ARTÍSTICO.

NELSON E OLIVEIRA LIMA, CRIARAM UMA BELA AMIZADE DE MUITO RESPEITO E VALORES. O VEREADOR FALOU SOBRE ISSO EM UMA DAS SUAS PAUTAS NAS PRINCIPAIS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL:

“QUANDO CONHECI O NELSON, RECEBI UM ABRAÇO CARINHOSO E GANHEI DE PRESENTE UMA DE SUAS RABECAS, ONDE ALI FOI CRIADA UMA AMIZADE SINCERA, ALÉM DA ADMIRAÇÃO QUE VAI PERCORRER PARA SEMPRE. A SAUDADE ETERNIZA A PRESENÇA DE QUEM SE FOI.’’ FINALIZOU.