Estiveram presentes representantes de igrejas evangélicas do estado, além de cantores gospel do município.
Na manhã desta segunda (02), na Câmara Municipal, aconteceu uma audiência pública com tema: Difusão da cultura gospel no município de Maceió. Proposta pelo vereador Oliveira Lima (Republicanos), a audiência visou o reconhecimento da música e cantores gospel do município, e apresentar à comunidade a lei 7.126/21, que beneficia todos esses artistas.
Estiveram presentes na audiência, representantes de igrejas evangélicas do município, o presidente da FMAC (Fundação Municipal de Ação Cultural) João Hugo Lyra, os vereadores Silvânia Barbosa e Leonardo Dias, além de cantores que através da sua arte em apresentações, glorificaram a Deus.
Sendo esta, a segunda audiência pública proposta pelo Vereador, Oliveira Lima, destacou a importância dessa pauta para que se haja um reconhecimento e olhar mais sensível a categoria gospel “Para mim, esta audiência é de extrema importância, criamos um projeto de lei para que esses cantores tenha o reconhecimento merecido, com certeza, a audiência ficará marcada no coração e gerará resultados para a comunidade gospel”, ressaltou.
Na pauta em questão, foram abordados assuntos referentes a melhoria da cultura gospel em Maceió, visto que a categoria foi prejudicada devido a pandemia, e que não houve um apoio para que estes artistas se mantivessem durante a mesma. Em sua fala, representando a Ordem dos Pastores de Alagoas (Opeal), o Pastor Diego Paulino ressaltou o quanto a categoria necessita de uma atenção especial “A realidade é que os músicos não podem viver sem ter um apoio, as dificuldades enfrentadas pelos artistas são as mais variadas possíveis, muitos tem que sair às ruas, para vender o que tem, para comprar um violão ou investir em um CD. Por isso, essa audiência é de uma importância extrema para ouvir a comunidade, porque a música gospel não somente trás alegria, mas sim, transformação”, finalizou.
Falando de investimento, o presidente da FEMAC, João Hugo Lyra, trouxe novidades para os artistas, sobre o edital “Toca tudo Mcz”, que já está aberto, dando a oportunidade para todos os estilos musicais, inclusive o gospel, em ter mais oportunidades de divulgar a sua arte e serem recompensados pela mesma.
Também esteve presente, o presidente estadual da União nacional das igrejas e pastores evangélicos em Alagoas (Unigrejas), o pastor Orlando Leite, que parabenizou a proposta, e destacou a importância do momento “Através da música gospel, várias pessoas que não podem ser alcançadas fisicamente são, a música chega ao presídio, e os detentos tem a oportunidade de ouvir e mudar de vida, para outros, essas vidas não importam, mas, para nós, eles são almas, por isso, tem um valor enorme. Parabenizo ao pastor Oliveira Lima, por esse momento especial, e em proporcionar políticas públicas de melhorias para a comunidade gospel”, destacou.
Na audiência, foram ouvidas as solicitações de cantores e representantes evangélicos, que através de colocações expressaram o seu desejo de melhorias, assim dando mais oportunidades para todos os artistas.
Sempre em busca do melhor para a comunidade cristã em geral, o pastor Oliveira Lima, em sua gestão, tem como objetivo principal a valorização do povo de fé, assim garantindo os direitos que toda a comunidade necessita