Na tarde do último sábado (14), o vereador de Maceió, Oliveira Lima, participou de um dos maiores eventos de conscientização do Brasil, o Mega Help. O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo do Lar São Domingos e reuniu mais de 2 mil pessoas.
O Mega Help é um evento de conscientização, formado por voluntários do Projeto Help, que lutam diariamente no combate da depressão, automutilação, ansiedade e outros fatores que levam o ser humano ao suicídio. Anualmente os voluntários promovem o evento visando levar motivação, superação e esperança a quem tanto precisa.
O Mega Help contou com muita música, apresentações de dança, musical, animação e muita alegria. Os que estavam ali presentes, puderam ver de perto a importância da valorização à vida.
“Participar de um evento de conscientização sobre o suicídio é crucial para alertar a sociedade sobre o tema e promover diálogos abertos. Sabemos a importância de um evento como esse. O Help é um trabalho incrível e gigantesco, que vem ajudando muitas pessoas que querem desistir da vida. É um projeto que admiro bastante e estar aqui hoje nesse evento com a minha esposa, é algo maravilhoso, pois sinto que estamos contribuindo de alguma forma para o combate desse ato na sociedade.”
O Projeto Help foi criado em 2017, para ajudar jovens, com depressão, ansiedade, sofre com automutilação e desejo de suicídio. Atualmente, o Help conta com mais de 5 mil voluntários em todo o país que ajudam e orientam pessoas que sofrem com os problemas que um dia eles também sofreram e superaram.
Durante todo o ano o projeto promove palestras com foco na valorização da vida, atendimentos online no site ou redes sociais, campanhas de prevenção dos problemas relacionados à saúde mental e eventos para chamar atenção da sociedade para o tema.
“O Mega Help é um evento com o intuito de levar vida para esses jovens. Através das palavras de motivação, das apresentações, conseguimos motivá-los e com que eles compreendam a importância de viver. Estar a frente de um projeto como esse é muito significativo para mim; meu foco principal é cultivar um ambiente de apoio, promover a conscientização e fornecer recursos que capacitem as pessoas a enfrentar desafios emocionais.” Ressaltou a Coordenadora Estadual do Help, Raniely Oliveira.
A conscientização sobre o suicídio é crucial para quebrar estigmas e oferecer apoio. Eventos como este, dedicados a esse tema, visam educar, promover diálogos abertos e destacar recursos disponíveis.